ϟ O-O¬ Quem é essa bruxa ?

Minha foto
ϟ O-O¬ Quem sou eu? Nome: Clarissa Rocco Casa: Grifinória (Gryfindor) Patrono Pottermore: Raposa Docê bruxo favorito: Feijõezinhos de todos os sabores. Sejam Bem vindos Bruxos, Bruxas e também os trouxas.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Quadribol o jogo dos bruxos

  

Quadribol |






O quadribol é o esporte dos bruxos, o mais célebre e popular entre os habitantes do universo criado por J. K. Rowling. É um esporte que sofreu muitas mudanças através da história, até se tornar o que conhecemos hoje. É graças aos registros de uma bruxa chamada Trude Keddle, a qual viveu às margens do brejo de Queerditch, em meados do século XI, que temos a oportunidade de conhecer a respeito das origens do esporte.

Itens:

  • Goles: usadas para marcar gols no aro do time oposto.
  • Balaços: duas bolas que tentam derrubar os jogadores das vassouras.
  • Pomo de Ouro: uma bola do tamanho de uma noz. O pomo garante ao time que o apanhar 150 pontos e dá fim ao jogo.
  • Aros: ficam nos dois extremos do campo. Os artilheiros precisam jogar a goles pelos aros para marcar gols.
  • Bastões: usados pelos batedores para rebater os balaços. Geralmente são feitos de madeira ou metal.
  • Vassouras: instrumento essencial para a pratica do Quadribol

Jogadores:

  • São três artilheiros para cada time. Eles : são responsáveis por marcar gols com a goles nos aros do time adversário.
  • Dois batedores responsáveis por rebater os balaços dos jogadores do seu time e atirá-lo para os jogadores do time adversário.
  • Um apanhador responsável por apanhar o pomo de ouro. Normalmente é um jogador mais leve, para que se mova com rapidez. É o jogador mais visado pelo time adversário, e é o que sofre o maior número de acidentes.
  • O goleiro fica na frente dos aros do seu time e defende-os dos gols do time adversário
Campo
O campo em que se desenvolve o Quadribol tem formado oval, com 152 metros de comprimento por 55 de largura, possuindo uma pequena área circular de aproximadamente 60 centímetros de diâmetro ao centro, de onde as bolas são lançadas. Nas extremidades, sem localizam áreas onde se encontram três balizas: cada uma com 15 metros de altura. É nesta área que o goleiro fica para defender quando a goles é lançada pelos artilheiros do outro time. Antigamente os aros eram na verdade cestas que ficavam penduradas no alto dos postes. Esta é apenas uma das características do quadribol que evoluiu ao longo do tempo. O pomorim também já foi usado no lugar do pomo de ouro, por exemplo.
Regras:
As seguintes regras foram estabelecidas pelo Departamento de Jogos e Esportes Mágicos por ocasião de sua criação em 1750:
1. Embora não haja limitação à altitude a que um jogador ou uma jogadora podem voar durante uma partida, ele ou ela não podem deixar os limites do campo. Se um jogador ultrapassar esses limites, seu time deverá entregar a goles ao time adversário.
2. O capitão do time pode pedir “tempo” fazendo um sinal ao juiz da partida. Esse é o único momento em que é permitido aos jogadores encostarem os pés no solo durante a partida. O tempo solicitado pode ser prorrogado até duas horas se uma partida já durou mais de doze horas. Decorrido esse tempo, se um time não retornar ao campo será desclassificado.
3. O juiz poderá aplicar penalidades contra um time. O artilheiro que vai cobrá-la deverá voar do círculo central para a pequena área. Os demais jogadores, exceto o goleiro adversário, devem se manter bem afastados enquanto a penalidade é cobrada.
4. A goles pode ser roubada das mãos de outro jogador, mas em circunstância alguma um jogador poderá tocar em qualquer parte da anatomia do outro.
5. Em caso de contusão, nenhum jogador será substituído. O time continuará a partida sem o jogador contundido.
6. É permitido levar
varinhas para o campo1, que, no entanto, não poderão ser usadas em circunstância alguma contra os jogadores do time adversário, as vassouras do time adversário, o juiz ou contra quaisquer das bolas ou espectador.
7. Uma partida de quadribol só terminará quando o pomo de ouro for capturado ou por consentimento mútuo dos capitães dos dois times.

Faltas

  • Mutretar: aplicável a todos os jogadores, mutretar significa segurar a cauda da vassoura do adversário para retardá-lo ou atrapalhá-lo.
  • Trombar: aplicável a  todos os jogadores, trombar significa voar com intenção de colidir.
  • Guidonar: aplicável a  todos os jogadores, guinodar significa engatar os cabos das vassouras visando a desviar o adversário do seu curso.
  • Catimbar: aplicável aos batetores, catimbar significa  rebater o balaço para as arquibancadas, obrigando as autoridades a acorrer para proteger o público. Por vezes a manobra é usada por jogadores inescrupulosos para impedir o artilheiro adversário de marcar um gol.
  • Acotovelar: aplicável a todos os jogadores, acotovelar sigfinica o uso excessivo de cotoveladas nos adversários.
  • Bloquear: aplicável ao goleiro, bloquear significa enfiar qualquer parte da anatomia no aro do gol para empurrar a goles para fora. A função do goleiro é bloquear o aro pela parte da frente e não por trás.
  • Conduzir: aplicável aos artilheiros, conduzir significa manter a mão na goles enquanto ela atravessa o aro do gol (a goles deve ser atirada).
  • Furar a goles: aplicável aos artilheiros, furar a goles significa danificar a goles, isto é, furá-la para que caia mais rápido ou em ziguezague.
  • Roubar o pomo: aplicável a todos os jogadores, exceto o apanhador, roubar o pomo significa que nenhum jogador, exceto o apanhador, pode tocar ou capturar o pomo de ouro.
  • Fazer escada: aplicável aos artilheiros, signifinca  é proibido mais de um artilheiro penetrar na pequena área.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Harry Potter: J.K Rowling recusou convite para participar de especial

  Os atores, diretores e produtores de Harry Potter se reuniram para o especial em celebração aos 20 anos da saga. Lançado pela plataforma d...